As pessoas estão sempre fazendo julgamentos precipitados. Leva menos de um segundo para formar uma primeira impressão sobre uma pessoa, e sites não são diferentes.
Demora muito pouco para usuários formarem uma opinião sobre o seu site, o que determina se eles gostam ou não e se continuarão ou irão sair. Esta primeira impressão depende de muitos fatores: estrutura, cores, espaçamentos, simetria, quantidade de texto, fontes e muito mais.
Estudos de traqueamento ocular mostram que as seções do site que atraem o maior interesse dos espectadores são as seguintes:
. logotipo da instituição
. menu principal de navegação
. caixa de pesquisa
. imagem principal do site
. conteúdo escrito do site
. parte inferior de um site
A pesquisadora Elizabeth Sillence conduziu um estudo sobre confiança e desconfiança em websites para a universidade de Nortúmbria (Newcaslte – UK).
Sua conclusão principal foi que 94% das primeiras impressões são relacionadas a design. Sendo que um bom design leva os usuários a confiarem em você. E uma má concepção cria desconfiança e faz as pessoas se afastarem.
O design tem um impacto significativo sobre os visitantes do site. Não se limitando a somente impactá-los, mas é o fator mais influente para saber se as pessoas confiam ou desconfiam de um site e consequentemente da empresa.
A maioria dos web designers sabem disso sem ler um papel, mas estudos confirmam que os elementos de design tão simples como a cor, layout, tamanho do bloco de texto e navegação podem fazer a diferença quando se tenta aumentar as conversões online.
Então, segue algumas dicas do que você precisa se preocupar no seu site.
A pessoas não têm nenhum problema em rolar o site. De fato preferem rolar a mergulhar em várias páginas de conteúdo. Entretanto, o que fica visível (área nobre do site) é responsável pela primeira impressão. E dificilmente, um usuário rolará o site para ver mais conteúdo se essa primeira parte não o impactou positivamente. Por isso, o que eles vêem imediatamente, sem rolagem é o que determina se eles ainda querem se deslocar para baixo.
Um estudo examinou os efeitos de design e usabilidade no desempenho e satisfação do usuário com um site. Os resultados mostraram que as primeiras impressões são mais influenciadas pelo apelo visual do site.
Mesmo com uma boa usabilidade, um site com design ruim não consegue impressionar e impactar positivamente o usuário.
O mais impressionante é que um bom design impacta positivamente a sensação de usabilidade, mesmo esta não sendo user-friendly.
Uma boa impressão faz o filme. Mas se a primeira impressão é negativa, pode fazer com que o usuário tenha preconceito contra você por anos.
Revisões positivas e provas sociais ajudam muito para uma primeira boa impressão. As expectativas são mais positivas quando boas classificações são lidas antes de uma aquisição ser feita. Da mesma maneira, classificações negativas também impactam a primeira impressão diminuindo a satisfação geral com o site.
Um estudo sobre as primeiras impressões em sites de turismo descobriu que os elementos relacionados a inspiração tiveram maior impacto na formação da primeira impressão. Isto sugere que estímulos visualmente atraentes são ferramentas muito importantes para levar as pessoas a ficarem mais tempo no site e, assim, converter mais visitantes em compradores.
Tudo isso nos diz que os viajantes querem se inspirar sobre seu destino, eles não querem desperdiçar energia em descobrir como será bom e eles querem ter certeza e agente de viagem tem credibilidade. A usabilidade foi o segundo ponto mais importante da formação de uma primeira impressão, seguido de credibilidade.
Se você está vendendo um sonho (por exemplo, a ideia de viajar com uma moto Harley Davidson), usar uma fotografia inspiradora melhora a primeira impressão.
Design importa, e muito. Meu melhor conselho: não tente economizar dinheiro em design. Ele será responsável por fazer com que as pessoas acreditem mais na empresa, aumentando o engajamento e a conversão. E o mais importante, é responsável também por não causar uma má impressão. Pois essa será difícil de reverter a curto prazo.
As pessoas formam sua opinião sobre o seu site em milissegundos. O primeiro segundo em seu site pode ser mais importante do que todos os outros segundos que se seguem.
Quer saber como melhorar sua conversão usando o design e outras técnicas, leia este outro post.
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