Tente um teste simples – pense em algo que você precise de mais informações sobre o assunto. Procure sobre esse assunto no Google e clique em um link que aparentemente tem as respostas que você procura. Neste site, quanto tempo você levou para encontrar a informação que está procurando? É rápido e fácil ou é difícil? Ficou fácil e óbvio como navegar pelo site e passar de uma seção para outra?
Se você pode encontrar o que você está procurando rapidamente e facilmente, isso significa que o site foi bem desenhado, focado em usabilidade. E usabilidade é feita de uma soma de características que tornam a navegação dos usuários realmente fácil quando eles entram em um site, como veremos mais adiante.
O design do site é importante porque afeta diretamente a rapidez com que os visitantes podem encontrar o que estão procurando. Se é difícil ou frustrante, o visitante vai sair e tentar em outro site – o que é uma oportunidade perdida. Um bom projeto vai ser fácil de compreender e navegar, ajudando os potenciais clientes a encontrar o que precisam e levando-o a um passo de fazer uma venda ou entrar em contato.
Se você acha que seu site não é bem o que deveria ser, pense sobre os seguintes aspectos para ver como pode ser melhorado:
Uma coisa é clara: um site tem que ser bonito. Mas é extremamente importante manter o foco na usabilidade para não sacrificá-lo apenas por uma questão de aparência. O design deve guiar o olho a partir do que é mais importante para os itens secundários; isto pode ser feito com espaçamentos e tipografia. Imagens e cores pode ser usadas para “calls to action”. Um “look and feel” profissional e moderno pode gerar confiança imediatamente. As possibilidades são infinitas, mas um bom design irá criar confiança e guia os visitantes a ação.
Assim como sua casa, tudo em um site precisa ter um lugar lógico, ajudando os visitantes do site a encontrar facilmente o que estão procurando. A navegação do site precisa estar em um lugar obvio e consistente em cada página. Deve ser evidente qual é o principal conteúdo em uma página e o que é secundário, com base no tamanho e localização. Tudo em uma página precisa ter um propósito. Temos segundos para causar uma boa impressão e se a organização não faz sentido, o visitante vai sair.
Você precisa ter uma faísca em seu site que atrai as pessoas, algo que capture seu olho. A internet é um meio visual e é importante o uso de imagens ou vídeos sem exagero. As possibilidades incluem apresentações de slides, galerias de fotos e vídeos do YouTube (que também aparecem nos resultados da pesquisa como parte do youtube.com).
O design do site fará com que o visitante decida se deseja permanecer e entrar em contato ou sair – é tão simples quanto isso. Ele terá de criar confiança, fazer sentido e permitir que as pessoas encontrarem o que precisam de forma rápida e facil – enquanto fazem o que você quer que eles façam.
Claro, não há mais em um site que visual – como padrões de codificação e compatibilidade entre plataformas – mas essas são coisas que os visitantes do site não vêem.
Pense um pouco sobre estas ideias e tome alguns minutos para rever o seu site. Avalie se seu design faz o que você precisa que ele faça. Se não, pode ser um bom momento para entrar em contato comigo.
Add comment