Para você que não teve contato com a pesquisa, te explico.
Algumas pessoas estavam me questionando sobre quais plataformas digitais geram mais retorno e onde deveriam e poderiam investir seus recursos de marketing. Este questionamento é feito por muitas pessoas e acho ele superficial e preocupante, porque todas as táticas e recursos que o marketing tem e pode trabalhar depende de um planejamento pautado pela busca de resultados e métricas traçados em conjunto com o cliente. É complicado, e provavelmente não terá bons retornos, aplicar alguma tática de marketing digital sem tal plano.
Então resolvi, além de explicar a necessidade deste planejamento de marketing, fazer uma pequena pesquisa de otimização de conversão em diversos meios digitais, usando a própria consultoria como tema.
Foram feitos posts nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn. Além de um post no blog e disparo de um email. Eu ainda fiz um pequeno investimento para impulsionar a publicação no Facebook, para compara com o impacto gerado gratuitamente.
No caso do Facebook, fiz a postagem na página da consultoria e compartilhei na minha página pessoal, pois tenho elas separadas. No Twitter e no LinkedIn só uso um perfil. Sendo que fiz 3 postagens no Twitter e 1 no LinkedIn.
Isto tudo aconteceu em um único dia, 15 de outubro. E os resultados e análises você vê abaixo.
Na contagem de pontos estabelecida na pesquisa, o Facebook obteve 19 pontos + 7 visitas ao site. O compartilhamento que aconteceu foi para minha página pessoal e não irei computá-lo.
Entretanto foi investido R$ 6,85 reais. A diferença entre impacto orgânico e pago foi: 171 orgânico e 2.351 pago. É importante perceber algumas coisas.
. Cada vez mais o Facebook força as empresas a investirem em campanhas para atingir a timeline das pessoas.
. A viralização orgânica é impactada pela paga, quando investido.
. Uma campanha segmentada e otimizada gera mais retorno e engajamento. Caso contrário seu investimento será consumido por curtidas sem expressão alguma.
. A maior parte dos Brasileiros usa o Facebook como plataforma principal de rede social. Passando mais tempo de seu dia-a-dia nela. Mas as marcas ficam em segundo plano. O mais buscado são as interações interpessoais. #ficaadia.
Zero pontos para o twitter. Nenhum engajamento foi gerado na plataforma.
. O twitter no Brasil é bem usado e bastante usado por um perfil específico de pessoas. A grande maioria, se publica algo, publica desabafos de seu dia-a-dia, seguem poucas pessoas e mantém seu ciclo de influência e interação muito fechado.
. O esforço desprendido na rede social não foi o suficiente para impactar alguma pessoa. Pelo volume de postagem que aparece na timeline, a chance de aparecer para alguém relevante diminui.
. Os posts foram feitos com a imagem do funil, para aumentar o impacto e interesse, mas mesmo assim foi ineficiente.
Apesar do LinkedIn ser uma das redes sociais de minha preferência, pela relevância das pessoas que fazem parte e pela qualidade do conteúdo compartilhado, o LinkedIn também não gerou nenhum engajamento.
. O LinkedIn tem conquistado um bom aumento na frequência de seus usuários. Mas ainda é uma redes social que muitos só usam para atualizar currículo.
. As pessoas mais atuantes, que fazem parte de grupos, buscam visibilidade para si próprias. Divulgando seus conteúdos e instigando os grupos com perguntas. Entretanto poucas interagem com outros posts. Acaba virando somente uma vitrine.
. Este post não gerou engajamento direto. Duas pessoas fora da minha rede de contatos visualizaram meu perfil entre os dias 15 e 16. Mas não posso atrelar o fato ao post, pois faço várias postagens diárias.
No dia 15 de outubro fiz um disparo de email para uma lista de 260 pessoas. Esta é uma lista já trabalhada de pessoas que aceitaram receber de mim conteúdos com certa frequência. Os resultados foram: 31,7% de abertura. E 5,3% de cliques. Além disso 3 pessoas retornaram o email pedindo mais informações sobre como participar mais efetivamente da pesquisa. A soma da pontuação chegou a 99 pontos. Mostrando que o email marketing/newsletter, quando bem trabalho, é uma ferramenta poderosa de conversão.
. A lista precisa ser legítima. Sem lixo, por favor. A prática de spam é proibida e detona a imagem da empresa.
. Um vez conquistada uma boa lista de contatos. É preciso nutri-la com frequência.
. A qualidade do conteúdo enviado agrega valor e credibilidade. Aumentando as chances de impacto de qualquer mensagem futura.
. As pessoas não têm tempo de assimilar todo o conteúdo que gostariam, na internet, então os emails que compilam as informações de seu interesse se tornam uma ferramenta útil pro usuário se atualizar.
Este post vou o repositório da informação e a origem do link de todas as redes sociais. Ele recebeu nos dias 15, 16 e 17, 24 visitas únicas. E o site recebeu ao todo 68. No email enviado havia link não só diretamente ao post, mas também à home do site e ao blog geral. Dando a possibilidade de conhecer mais sobre a consultoria. É interessante perceber que somente 35% dos visitantes retornaram ao site. O restante foram novos visitantes.
. O site é a ponta do iceberg para qualquer estratégia de marketing digital. Pode ser somente um cartão de visitas virtual, mas pode ser também uma peça para impactar, engajar, inovar e gerar negócios. Depende sempre do objetivo traçado.
. O blog tem uma importância muito grande como repositório e publicação de conteúdo relevante. Pode ter esse nome ou ser chamado de notícias, novidades, etc. Não interessa o título que você dá a aba, o que importa é sua estratégia de marketing de conteúdo e sua geração de leads.
Esta foi somente um exercício de exemplificação do potencial de cada plataforma. Mas serve para perceber a importância de um planejamento digital focado em objetivos claros e resultados a serem obtidos. Desta maneira será possível potencializar cada ação, além de integrar uma plataforma com a outra otimizando os resultados. Cada campanha é diferente. Seu público é diferente. Então sua atuação também precisa ser diferente e se adequar a realidade do caso.
Quero fazer esta pesquisa um ponto de discussão. Use os comentários abaixo para dizer o que pensa e como anda gerando resultados nestas plataformas digitais.
Add comment