Henrique T Costa
Marketing para Startups: branding ou performance?
Modern Marketing teory

Marketing para Startups: branding ou performance?

Estou começando uma série de posts sobre marketing para startups, focado em seu lançamento e crescimento. Primeiro, porque muitas empresas têm muito a aprender com as ações e projetos inovadores das startups e como elas trabalham seu marketing. Outra, porque as startups também podem e devem aprender muito com as empresas que já possuem suas marcas consolidadas e brigam dia-a-dia por marketshare.

Esta troca está sendo muito importante e relevante para ambas as partes. E está ajudando a evolução do marketing como um todo. Espero que goste. Todo comentário é bem-vindo.

 

 

O primeiro post que vou publicar é uma matéria que saiu na Canaltech Corporate. Vou colocar na íntegra, porque achei bem relevante para começarmos do começo. E farei separações com meus comentários que aprofundam um pouco no conteúdo.

 


 Colaboração de Stefan Schimenes, para o CanalTech Corporate. Stefan é empreendedor serial e cofundador da Cazamba, empresa de customização de publicidade online.

 

É fato e consenso que o ecossistema de empreendedorismo continua seguindo seu processo de amadurecimento e crescimento no país. Nos últimos tempos, acompanhamos uma série de empresas que surgiram trazendo inovações para o dia a dia das pessoas, mas também vimos muitas delas se sucumbirem pouco tempo depois de serem fundadas, o que é normal e até positivo. Grande parte dos empreendedores tem apostado no conceito de lean startup, que pode realmente agilizar o processo para se colocar um negócio em operação, mas muitos deles acabam não se preocupando com uma questão essencial: a construção de marca.

 

Muitas startups tem estreado no mercado com um plano de marketing 100% focado em performance, em conversão, em vendas, sem se preocuparem em construir, já de início, uma imagem para a marca, ganhar credibilidade, criar reputação, ter um trabalho realmente focado em branding, aquilo que representa a essência de uma empresa e como ela será vista e lembrada no mercado, perante seus concorrentes e seus consumidores.

 

 


 

 

Marketing é marketing para qualquer empresa. Independente do porte. E um marketing bem feito precisa ser baseado pelo propósito da empresa. Pelo seu mindset. É desse mindset que deverão sair sua visão, missão e valores. E o plano de crescimento traçado por esta filosofia, por um norte que a empresa quer dar a seu posicionamento, é o que fará com que todos os colaboradores remem para o mesmo lado e consigam chegar a algum lugar. Se você não acredita em propósito para uma ou para sua empresa, passe a acreditar e ache o seu. Só assim vai conseguir crescer de modo ágil, forte e sustentável.

 


 

 

Com a quantidade de horas que as pessoas passam conectadas por dia, o mercado também tem exigido um bom plano para construção de marca e posicionamento no ambiente digital. No Brasil, o mercado publicitário on-line, em 2013, atingiu 25,9% de crescimento e obteve aproximadamente R$ 5,75 bilhões, ficando atrás apenas da TV, segundo dados do IAB Brasil. E para 2014, a expectativa é de crescimento de 25%.

 

Porém, assim como grandes companhias podem tirar aprendizados com as startups, estas também podem seguir os bons exemplos das marcas já consolidadas. Várias delas, ainda que com marca já solidificada, têm optado por reforçar sua reputação, por exemplo, toda vez que vão lançar um novo produto no mercado, gerando um conhecimento e lembrança de marca para cada novidade que é apresentada e oferecida ao mercado. Ou seja, a experiência têm mostrado que um plano de marketing efetivo contempla ações de branding desde a fundação da empresa e a acompanha por toda a sua existência.

 

 


 

 

Os meios digitais mudaram os canais de exposição e as regras do jogo. As possibilidades se multiplicaram e ficaram mais acessíveis. O principal é contar uma boa história. Uma história que emocione, que engaja. E inovar. Se as pessoas se surpreendem elas passam adiante. Começando pelo produto ou serviço em si. Pare de pensar que um plano de marketing tem que ser desenvolvido usando mídias tradicionais, para dar certo. Usando estas mídias fica até mais difícil de você mensurar seu resultado. Além de minguar seu budget rapidamente. Se for usar tais mídias, use como apoio e crossmidia e não como ponto principal de sua estratégia.

As mídias de performance, custeadas por cliques ou por cliente conquistado, são talvez o caminho mais adequado para uma startup. Desta maneira se pode mensurar sua evolução e só se paga quando consegue atingir um prospect.

Fica caro, porém, se a cada investimento para conquistar um novo cliente o processo pare por aí. Por isso é tão importante ter um propósito. Uma história que vá mover e emocionar os novos clientes e estes se esforçarão para propagar sua nova aquisição.

 


 

 

 

Entretanto, a aposta somente em mídia de performance ainda é comum, principalmente na comunidade brasileira de empreendedores e startups. Talvez devido à busca por rápidos resultados ou, muitas vezes, por limitação no budget disponível para mídia. Apesar disso, a verdade é que existem diversos cuidados a serem tomados, já que um grande índice de visualização de um banner nem sempre significa uma taxa real de conversão.

 

Segundo pesquisa realizada pela comScore, 53% dos anúncios em grandes portais podem não ser visualizados pelos internautas, o que implica em um custo bem elevado pela promessa de views, que acaba não sendo totalmente cumprida.

 

A dica para quem está iniciando ou pretende se aventurar no mundo do empreendedorismo é buscar, sim, sempre se diferenciar, seja pela inovação em seu plano de marketing, seja por diferentes formatos em publicidade on-line. Além disso, é fundamental um plano de ação para construção de marca e para sua consolidação. Neste ponto, marcas e agências ainda estão na busca pelo equilíbrio saudável e sustentável entre performance e branding.

 

 


 

 

Troque ideias com pares, com outras startups, com farms e aceleradoras e busque mentorias para se orientar melhor. Bom, e se prepare, pois vai ter muito “para casa” se você não puder ou não quiser investir na contratação de um serviço para auxiliá-lo na construção de um plano de marketing para sua startup. É extremamente possível e viável seguir o caminho sozinho, se bem orientado, mas requer esforço, concentração e dedicação para se sair vitorioso. Assim como tudo em uma startup.

 


 

 

 

Matéria original: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/startups/Marketing-para-startups-branding-ou-performance/#ixzz3GuoESmPV

 

Você sabe qual a importância que o design tem pra sua startup? Leia este outro post.

 

 

 

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Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

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