Henrique T Costa
Marketing Digital está em alta. Saiba como aproveitar a oportunidade.

Marketing Digital está em alta. Saiba como aproveitar a oportunidade.

Segundo pesquisa da consultoria Michael Page, entre as dez profissões que estarão em alta no país, o Marketing Digital está em primeiro lugar.

 
 
Na semana passada o Yahoo Finanças publicou uma matéria muito interessante sobre o momento pelo qual o Marketing está passando. A publicação foi baseada em uma pesquisa realizada pela Michael Page, sobre as dez profissões que estarão em alta no pais.

Não há mais dúvidas que o digital é uma realidade dentro do mercado e que as empresas estão cada vez mais vendo sua importância. Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente online, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados, tendo além de um saving de budget, um posicionamento muito mais assertivo junto ao target.

Considerado por especialistas um mercado em constante expansão, o marketing digital deve continuar ganhando destaque neste ano. O cenário positivo foi divulgado recentemente pela consultoria Michael Page. Segundo pesquisa da consultoria, entre as dez profissões que estarão em alta no país em 2014, o marketing digital aparece em primeiro lugar.

É interessante perceber que a maior demanda desse profissional, pelo mercado, mostra que as empresas estão aumentando seus investimentos no meio digital e o mais importante, poucas pessoas estão aptas a trabalhar nesse meio. O profissional de marketing digital está em alta porque os clientes estão disputando tais profissionais com o mercado de comunicação. Muitas empresas não sabem como trabalhar o marketing digital e nem mesmo como contratar os serviços de uma agência com segurança.

Definitivamente este cenário é uma oportunidade para todas as agências que tem o digital como plataforma de atuação principal. E um alerta para as agências que ainda não estão trabalhando a internet como a plataforma mais relevante.

Na opinião de especialistas da área, o resultado desta pesquisa não é nenhuma surpresa. Para eles, o marketing digital já conquistou a sua posição como um dos principais meios de grande relevância do país. Em 2011, a internet superou pela primeira vez a televisão e o jornal impresso como a mídia mais consumida no Brasil, segundo os dados do IAB Brasil. E em 2013, ultrapassou os investimentos em revistas, de acordo com informações divulgadas pelo Projeto Inter-Meios.
As empresas estão percebendo esta importância e investirão gradativamente na conversão e no relacionamento com o e-consumidor. É inegável que o brasileiro está mais conectado. Essa realidade foi alavancada, principalmente, pelo aumento da venda de dispositivos móveis mais acessíveis para consumidores que ainda não estavam totalmente inseridos no meio digital e também pelo crescimento da confiança na realização de transações online.

Leia a matéria na íntegra.

 

Separei abaixo a lista de ensino e livros sobre o tema, para quem quer se aventurar no Marketing Digital ou se especializar sobre o assunto.

Onde estudar marketing digital:

 
Belo Horizonte
Una – MBA
BI Internacinal – MBA
FGV – MBA
Mercado E-commerce – Extensão
PUC – Extensao

Rio de Janeiro
FACHA – Extensão
FGV – MBA
ESPM – Especialização
IGEC/Facha – Pós-graduação
INFNET – MBA
UVA – MBA Internacional

São Paulo
Business School São Paulo – Educação Executiva
ESPM – MBA
FECAP – Pós-graduação
FGV – MBA
Oswaldo Cruz – Pós-graduação
UniSant`Anna – MBA

 

Boas publicações sobre o tema:

 
Marketing 3.0 – Philip Kotler, editora Campus
Marketing de Serviços – Alexandre Luzzi Las Casas, editora Atlas
A Cauda Longa: Do mercado de massa para o mercado de nicho – Chris Anderson, editora Campus
Free: O futuro dos preços – Chris Anderson, editora Campus
Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas – Cláudio Torres
Marketing na Era Digital – Martha Gabriel, editora Novatec
SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca – Martha Gabriel, editora Novatec
A Arte do SEO – Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola, editora Novatec
Otimização de Conversão – Khalid Saleh e Ayat Shukairy, editora Novatec
Não me faça pensar – Steve Krug, editora Alta Books
Web Analytics 2.0 – A Arte das Análises de Web & A Ciência do Foco no Cliente – Avinash Kaushik, editota Alta Books
Content Strategy for the Web, Second Edition – Kristina Halvorson e Melissa Rach
Managing Content Marketing – The Real World Guide for Creating Passionate
Subscribers to Your Brand – Robert Rose and Joe Pulizzi
Encantamento: A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações – Guy Kawasaki, editora Alta Books

Leia também os 8P’s do Marketing Digital, saiba mais neste post.

The following two tabs change content below.
Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

Add comment