Na semana passada o Yahoo Finanças publicou uma matéria muito interessante sobre o momento pelo qual o Marketing está passando. A publicação foi baseada em uma pesquisa realizada pela Michael Page, sobre as dez profissões que estarão em alta no pais.
Não há mais dúvidas que o digital é uma realidade dentro do mercado e que as empresas estão cada vez mais vendo sua importância. Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente online, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados, tendo além de um saving de budget, um posicionamento muito mais assertivo junto ao target.
Considerado por especialistas um mercado em constante expansão, o marketing digital deve continuar ganhando destaque neste ano. O cenário positivo foi divulgado recentemente pela consultoria Michael Page. Segundo pesquisa da consultoria, entre as dez profissões que estarão em alta no país em 2014, o marketing digital aparece em primeiro lugar.
É interessante perceber que a maior demanda desse profissional, pelo mercado, mostra que as empresas estão aumentando seus investimentos no meio digital e o mais importante, poucas pessoas estão aptas a trabalhar nesse meio. O profissional de marketing digital está em alta porque os clientes estão disputando tais profissionais com o mercado de comunicação. Muitas empresas não sabem como trabalhar o marketing digital e nem mesmo como contratar os serviços de uma agência com segurança.
Definitivamente este cenário é uma oportunidade para todas as agências que tem o digital como plataforma de atuação principal. E um alerta para as agências que ainda não estão trabalhando a internet como a plataforma mais relevante.
Na opinião de especialistas da área, o resultado desta pesquisa não é nenhuma surpresa. Para eles, o marketing digital já conquistou a sua posição como um dos principais meios de grande relevância do país. Em 2011, a internet superou pela primeira vez a televisão e o jornal impresso como a mídia mais consumida no Brasil, segundo os dados do IAB Brasil. E em 2013, ultrapassou os investimentos em revistas, de acordo com informações divulgadas pelo Projeto Inter-Meios.
As empresas estão percebendo esta importância e investirão gradativamente na conversão e no relacionamento com o e-consumidor. É inegável que o brasileiro está mais conectado. Essa realidade foi alavancada, principalmente, pelo aumento da venda de dispositivos móveis mais acessíveis para consumidores que ainda não estavam totalmente inseridos no meio digital e também pelo crescimento da confiança na realização de transações online.
Separei abaixo a lista de ensino e livros sobre o tema, para quem quer se aventurar no Marketing Digital ou se especializar sobre o assunto.
Belo Horizonte
Una – MBA
BI Internacinal – MBA
FGV – MBA
Mercado E-commerce – Extensão
PUC – Extensao
Rio de Janeiro
FACHA – Extensão
FGV – MBA
ESPM – Especialização
IGEC/Facha – Pós-graduação
INFNET – MBA
UVA – MBA Internacional
São Paulo
Business School São Paulo – Educação Executiva
ESPM – MBA
FECAP – Pós-graduação
FGV – MBA
Oswaldo Cruz – Pós-graduação
UniSant`Anna – MBA
Marketing 3.0 – Philip Kotler, editora Campus
Marketing de Serviços – Alexandre Luzzi Las Casas, editora Atlas
A Cauda Longa: Do mercado de massa para o mercado de nicho – Chris Anderson, editora Campus
Free: O futuro dos preços – Chris Anderson, editora Campus
Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas – Cláudio Torres
Marketing na Era Digital – Martha Gabriel, editora Novatec
SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca – Martha Gabriel, editora Novatec
A Arte do SEO – Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola, editora Novatec
Otimização de Conversão – Khalid Saleh e Ayat Shukairy, editora Novatec
Não me faça pensar – Steve Krug, editora Alta Books
Web Analytics 2.0 – A Arte das Análises de Web & A Ciência do Foco no Cliente – Avinash Kaushik, editota Alta Books
Content Strategy for the Web, Second Edition – Kristina Halvorson e Melissa Rach
Managing Content Marketing – The Real World Guide for Creating Passionate
Subscribers to Your Brand – Robert Rose and Joe Pulizzi
Encantamento: A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações – Guy Kawasaki, editora Alta Books
Leia também os 8P’s do Marketing Digital, saiba mais neste post.
Add comment