Henrique T Costa
A importância do design nas startups

A importância do design nas startups

Ter uma startup de sucesso não é fácil, e por causa do “boom” do tema, a concorrência é enorme. Mas você pode ficar um passo a frente com uma simples dica. Confira!

 


Este é o título e subtítulo de um post publicado no recém lançado site startupsebraeminas.com.br. Gostei muito do site, do propósito e do conteúdo. E não poderia concordar mais com este do post. Havia acabado de publicar um post eu mesmo, sobre a importância do design em um site e para dar credibilidade a uma empresa. E para uma startup não seria diferente.

Muitos empreendedores desenvolvem uma ideia, criam um MVP e lançam, para tentar atestar seu plano de negócio. E muitos desse empreendedores não sabem design e não investem nele. Ou por falta de capital ou por falta de prioridade.

O interessante é que um produto só será memorável, sensacional e valerá a pensa passar adiante, se tiver um design e uma experiência que transmita isso. E com certeza isso impactará, positiva ou negativamente, no resultado da sua primeira avaliação do negócio.

Veja o post do sebra na íntegra, abaixo.


 

 

Blogueiro convidado: Sean Berg (conhecido também como Canha)

UX Designer com 10 anos de mercado. Vendeu sua primeira empresa aos 27 anos e agora mora em Dublin – Irlanda, trabalhando exclusivamente para startups + divulga palestras online pelo Twitter

Design

 

O mundo das startups é brutal, sanguinário e não perdoa facilmente. Abrir uma startup é muito similar a apostar todas as suas fichas durante um jogo de pôker: você tem tudo a perder. E as chances são grandes.

Mas isto não quer dizer que não vale a pena. Sim, o risco é grande, mas o retorno quando você obtiver sucesso é enorme. E você pode aumentar as chances de sucesso tomando uma decisão simples: contrate um designer.

É impossível ignorar o design nos dias de hoje. Startups como o GitHub, Airbnb, Square e Fitbit tem o design no centro de seus projetos e eles estão fazendo um trabalho fantástico. Mas eu lhes pergunto: o que é design neste caso? Seria apenas um logo? Um site construído usando o Twitter Bootstrap? Uma interface inovadora?

 

fitbit

 

Design é muito mais que isto. Design é um estado de espírito, um modo de pensar, um jeito de chegar a solução de um problema. Design é o motivo pelo qual sua startup vai suceder ou falhar – ou, pelo menos, um dos motivos.

De acordo com a Universidade de Harvard, 25% das startups decretam falência logo no primeiro ano. Dos que sobram, 36% fecham no segundo ano, 44% destes no terceiro ano e metade destes vão fechar em até 4 anos. Ou seja, das 514 mil startups abertas em 2012, menos da metade terá sobrevivido até hoje. Eles também indicam que apenas 18% dos empreendedores conseguem ter sucesso em seu primeiro projeto e que 90% dos produtos desenvolvidos no início, falham.

O site Statistic Brain compilou os motivos pelos quais startups falham no primeiro ano: apenas 1% é devido a negligência, fraude ou desastre e 46% é devido a motivos como falta de planejamento técnico e financeiro.

Se, apesar destes dados, você ainda quer levar sua ideia a frente, parabéns: você é um empreendedor. E com isso, você precisa ter em mente algumas coisas antes de tocar sua ideia adiante. Uma delas é a importância de ter um bom designer.

Um designer vai facilitar o entendimento do objetivo da sua startup. Qual pergunta que sua empresa quer responder? Pra quem ela está perguntando? Qual a melhor maneira de responder essa pergunta? Você, como empreendedor, já deve saber qual o objetivo da sua empresa, mas como você comunica a solução para o seu público-alvo?

 

E é por isto que é importante ter um designer desde o início.

No centro do design, existem as pessoas. E é importante ter empatia com elas. Muitas vezes, as startups acreditam que elas podem pular o processo de UX ou design no início, acreditando ser algo que vem mais pra frente e acabam dependendo mais dos engenheiros ou developers na esperança de que o conhecimento deles será o suficiente para impressionar investidores e potenciais usuários.

Não me entenda mal: ter um bom developer é tão essencial quanto ter um bom designer. Não adianta ter uma ideia fantástica sem ter quem consiga tornar aquilo real. No entanto, cada dia mais o nível de competição entre startups é altíssimo, e o design acaba se tornando um grande diferencial para poder dizer ao usuário como ele deve se sentir em relação ao seu produto.

Mas há quem acredite que marketing e design são até mais importantes do que a engenharia ou desenvolvimento. O investidor anjo Dave McLure diz que uma Experiência de Usuário viciante (design) e um Método de Distribuição Escalável (marketing) são os componentes mais críticos no sucesso de uma startup, e não apenas talento desenvolvedor.

Criar algo que tenha um apelo visual e além disto, que seja convincente e envolvente, que leve ao usuário completar uma ação e que tenha um método mensurável de conseguir mais vendas ou inscrições, vai muito além do código ou de um layout bonitinho. Não basta fazer algo bonito no Photoshop.

Vamos falar rapidamente sobre Dieter Rams, pois isto é util a designers e empreendedores:

Rams é um dos nomes mais reconhecidos no design, sendo responsável pelos melhores produtos da Braun que inspiraram muitos dos produtos que usamos hoje. Ele também é o autor da lista “Dez Princípios de um ‘Bom Design’”. E essa lista é importante para sua startup, não só no lado do design.

Resumindo, um bom design (e um bom produto) deve ser:

Inovador   +   Útil     +     Estético     +     Compreensível     +     Discreto     +      Honesto     +     Durável     +      Minucioso     +      Sustentável     +      Menos, porém melhor

Um produto que inova vai fazer mais sucesso que algo que seja mais do mesmo, mas o sucesso não depende apenas disto. Em um dos episódios do seriado Silicon Valley, focado justamente no mundo das startups, um dos personagens disse que “não importa ter um produto melhor, desde que você lance antes”. Embora o seriado seja excelente, essa frase não poderia ser mais longe da verdade. Você não precisa ser o primeiro, mas você precisa ser o melhor.

Tocadores de MP3, smartphones e tables já existiam muito antes da Apple lançar o iPod, iPhone e iPad respectivamente, mas a Apple teve sucesso pois eles aplicaram os outros pilares a cada um dos produtos. Já existiam produtos tão úteis quanto, mas nenhum tinha um cuidado tão grande com a estética ou fosse tão compreensível de usar até então.

 

aparelhos
Está se tornando mais difícil diferenciar se baseando apenas na tecnologia. Basta você mesmo pegar o seu celular e abrir o seu app favorito. Não o mais útil ou o que você necessariamente usa mais, mas o que você mais gosta. Por que você gosta dele?

Todo o cuidado para tornar o produto mais humano é pouco e testes são obrigatórios.

 

Mas e como você consegue um designer para sua startup?

Corra atrás: vá a conferências de design, apresente sua ideia para alguns, consiga dicas dos mais experientes, procure portfólios em sites como o Dribbble ou Behance, converse com amigos, tente vender a ideia da sua startup. Além de conseguir um membro de equipe essencial, você também aprende o que dá pra ser vendido para seu público-alvo.

 

Ter um designer na sua startup desde o início traz benefícios óbvios, e quanto melhor ele é, melhor será o seu produto final. Sua startup tem o potencial de criar algo memorável e fantástico. Então faça-se um favor: contrate um designer.


 

Esse projeto do Sebrae Minas vale a pena acompanhar. Você que é empreendedor, fique ligado.

 

Leia o outro post sobre a importância do design para o site da sua empresa, aqui.

 

 

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Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.
  • Henrique T Costa,
  • 01/09/2014

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