Henrique T Costa
Devo mudar meu site em flash?
Flash VS HTML5

Devo mudar meu site em flash?

Todo mundo fala pra você fazer isso, mas ninguém te explica direito o porquê, né? Bom, vamos tentar entender.

 

Faz tempo que a discussão pautada é o comparativo de linguagens para construir um site. Enquanto o flash for usado para isso a discussão continuará. Mas o flash perdeu força nos últimos 2 anos na disputa. Mesmo para os defensores mais fervorosos.

 

Para muita gente, ler este post não vai acrescentar nada. Mas para algumas pessoas vai ajudar a refletir sobre sua situação ou de sua empresa. A discussão é importante para ajudar a orientar profissionais de marketing ou donos de empresas sobre a necessidade e importância de trabalhar com plataformas, linguagens e ferramentas adequadas para cada objetivo.

 

O Flash é, sem dúvida, uma tecnologia excelente para criação de animações multimídias ou jogos e permite grande interatividade. Mas se esse não for o caso, melhor repensar.

 

O ponto de partida deve ser sempre o objetivo principal do site. Qual ou quais benefícios o site deve trazer para o consumidor e para empresa? Sempre faça essa pergunta, vai ajudar a ter foco e poder avaliar se o produto final gera resultados.

 

Um site deve funcionar para comunicar algo a alguém. Mas para isso ele precisa ser encontrado, precisa ser navegado com facilidade, precisa comunicar bem sua informação, educar o usuário e interagir com ele. A fim de reforçar a marca e conquistar uma parcela do escasso tempo das pessoas.

 

Abaixo aponto 5 razões para você reavaliar a linguagem usada em seu site e descobrir se deve fazer um novo site. Você pode estar perdendo dinheiro se tiver um site em flash sem necessidade.

 

Indexação

 

O Google domina o mercado mundial de buscadores. No Brasil mais de 90% dos internautas acessa a plataforma. Estes usuários estão sempre procurando por algo. Por informação, por produtos, por curiosidades.

 

O melhor momento para se fazer negócio é quando alguém está procurando por você, por seu produto, ou por alguma informação relevante ao seu negócio. Se de alguma maneira você for apresentado para o usuário quando a pesquisa for feita, ele terá mais propensão a entrar em seu site.

 

A ordem em que os sites aparecem nas respostas da sua pesquisa, porém, dependem do Google e de como ele classifica cada site em relação a relevância à pesquisa feita. Esta relevância é construída por alguns fatores. E um desses fatores de classificação importantes do Google é conseguir ler com facilidade o conteúdo do site. Neste ponto o flash dificulta a tarefa. Existem recursos e técnicas que ajudam a otimizar um site criado com flash, mas não é natural da linguagem. Não é tão simples e é mais um investimento que sai do bolso do cliente.

 

URLs únicas

 

Experimente comparar as respostas do Google, quando busca por informações de dois sites concorrentes. Sendo que um desenvolvido em flash e outro em HTML. Para o site em flash aparece somente uma página, uma única url.

 

O site inteiramente desenvolvido com Flash é como um vídeo para o Google, portanto conta apenas uma URL. Ou seja, o Google conseguirá indexar pouquíssimas páginas. Como a URL e o número de páginas também são fatores de relevância, o site em flash perde mais pontos no ranking do Google.

 

Maior dificuldade na gestão de conteúdo

 

Em geral, os sites em flash são desenvolvidos de forma que o cliente dependa 100% do webdesigner para atualizar conteúdo. Isso antigamente gerava demanda para o webdesigner. Porém, isso hoje é um ponto negativo, pois com a disseminação de CMSs (Content Management Systems) como o WordPress, mais e mais clientes percebem que podem, e devem, ter um site dinâmico e fácil de atualizar.

 

A importância de atualizar com frequência o site é o fato do Google “gostar” de sites que publicam novos conteúdos com regularidade, e com isso, ganham pontos no ranking que dita seu posicionamento. Além disso, seus clientes também tendem a retornar ao site para APRENDER com as ideias de sua empresa.

 

Foi por causa deste fator de relevância do Google que foi desenvolvido todo o “negócio” de marketing de conteúdo.

 

Dispositivos Móveis não visualizam sites em Flash

 

A Adobe descontinuou plugins para browsers mobile, deixando impossível sua visualização em plataformas móveis.

 


A Morgan Stanley fez um estudo que prevê que o acesso a internet pelo celular deverá superar o acesso pelo computador em cerca de 5 anos.


 

Aqui já poderia entrar também uma discussão sobre o quão adequado a plataforma mobile seu site deve ser. Como a origem do acesso via smartphones está ganhando cada vez mais peso, seu site deve ser otimizado para tal.

 

Links Patrocinados do Google (adwords)

 

Pode ser o caso de você nunca ter feito alguma campanha de links patrocinados no Google. Mas se fizer algum dia, seu site em flash vai fazer você desperdiçar dinheiro.

 

Uma boa prática nas campanhas de AdWords é direcionar o link para uma página interna com informações das PALAVRAS-CHAVE que o usuário pesquisou. Como o site em flash não possui URLs para cada conteúdo, pois todos estão dentro do “filme” do Flash, as campanhas de AdWords só conseguem direcionar para a Home Page. O Google analisa se existe, na página, a palavra-chave pesquisada, e também se a página demora para carregar. Como eu já disse, tem como solucionar estas dificuldades. Entretanto não é natural da linguagem. Então, para os dois casos um site em flash é ruim.

 

 


 

A internet trouxe o poder ao consumidor, pois as milhares de opções para consumir conteúdo na internet (blogs, sites de relacionamento, grupos de discussão, sites de vídeos, etc.) tornaram RELEVÂNCIA uma palavra de ordem primordial.

 

E para ser relevante é preciso atrair o consumidor a partir de buscas (ser otimizado com técnicas de SEO) ou através das redes sociais (ter conteúdo de qualidade), comunicar com eficácia os produtos/serviços da empresa (arquitetura de informação e usabilidade), ensinar algo novo para o visitante (conteúdo relevante e exclusivo) e permitir que o visitante possa interagir (conteúdo colaborativo). Mas tudo isso precisa estar de acordo com o objetivo do projeto. E cada linguagem de desenvolvimento tem sua especialidade.

 

Tem um projeto bem legal que compara flash com HTML5 de acordo com os resultados obtidos. Ele foi premiado no FWA. Percebam, porém, que a utilização foi para desenvolver um jogo. Vale muito o pulo.

 

E, por favor, embale isso tudo com um ótimo design.

Não adianta ser encontrado facilmente se a primeira coisa que o usuário for fazer é sair correndo do seu site porque ele é horroroso. Quer saber mais sobre a importância do design no seu site? Leia este outro post.

 

Foque no cliente. Na pessoa que está precisando de ajuda, de informações, de te encontrar de alguma maneira para fazer negócios. E facilite a vida dela.

 

 

 

Precisando de um novo site e um plano de comunicação digital para fortalecer os resultados de sua empresa? Entre em contato que ajudo a resolver seu problema.

 

 

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Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

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