Henrique T Costa
Como crescer sua empresa sem trocar os pés pelas mãos.

Como crescer sua empresa sem trocar os pés pelas mãos.

Você é um empresário e está querendo e precisando crescer sua empresa?

 

Planeje para não acabar quebrando.

 

É isso mesmo. Sua expansão pode ser sua ruína. Se prepare.

 

Já passei por isso 2 vezes. E em ambas as vezes o processo foi bastante difícil, não gerando os resultados esperados. Acabou sendo necessário retroceder para encontrar um novo caminho através de um planejamento mais estruturado.

Este é um problema que atinge mais empresas que você pensa. É muito comum uma empresa de 4 a 10 pessoas, quando tem que crescer para 20 ou 30, encontrar vários problemas que podem acabar matando a empresa.

 

Tenho estudado e pesquisado muito sobre o assunto, para não repetir meus erros e conseguir escalonar minha startup com sucesso. Nessas pesquisas, encontrei Huggy Rao and Robert Sutton, dois professores da Stanford Graduate School of Business, na Stanford University. Juntos eles escreveram um livro chamado “Scaling up Excellence”. E desse livro Stanford fez um ótimo curso online, que estou fazendo.

Book Scaling Up Excellence

Separei uma palestra onde Ruggy e Bob falam um pouco sobre o livro, com a moderação do John Lilly, partner, Greylock. É longo, mas para quem interessar, pode ser o primeiro passo para se envolver com o tema.

 

Abaixo vou listar alguns princípios básicos explorados no livro, que ajudam a entender como crescer sua empresa, a fim de evitar alguns riscos mais comuns.

 

1. Mindset

 

Para crescer uma empresa é preciso um Mindset. O crescimento de uma empresa não funciona somente com uma planta. Um esquema de jogo. É preciso um pensamento, um mantra, uma cultura que esteja enraizada em toda a empresa e que continue sendo o que move seu crescimento.

 

2. Acréscimo de informações

 

O processo de crescimento de uma empresa precisa passar por divisões de responsabilidades e subtrações de informações que os colaboradores precisarão gerenciar. Ao invés de acumular dados e problemas. Quanto mais um profissional precisa gerenciar, menos concentração e foco ele terá. E isso pode acabar com sua eficiência e com sua capacidade de tomar boas decisões.

É o jeito mais fácil de transformar as pessoas inteligentes da sua equipe em profissionais burros.

 

3. Contratações

 

Aqui há um grande problema. Como contratar bem, de forma ágil e promissora, quando uma empresa está crescendo de forma acelerada e seus gestores não conseguem tempo para investir no processo de seleção?

80% a 90% dos lideres e gestores de empresas, dizem que contratar bem é uma das coisas mais importantes para o crescimento de uma empresa. Mas estas mesmas pessoas dizem que não conseguem dedicar nem 20% de seu tempo no processo de seleção de novos funcionários.

A dica aqui é: Não contrate babacas!

 

4. Transferência de eficiência

 

Transferir e manter a excelência por todos os colaboradores da empresa quando uma empresa está crescendo de maneira acelerada é complicado. A comunicação precisa funcionar. A contratação precisa estar adequada. E o mindset precisa estar inserido na cabeça e coração de todas as pessoas. Só assim será possível ter uma boa comunicação, entre todas as partes, necessária para sustentar tal eficiência de crescimento.

 

5. De ruim pra ótimo

 

Não adianta focar no que é bom, se seus clientes não conseguem fazer negócios com você por algo que está ruim. Resolva primeiro o que é ruim. Depois invista no que é bom e foque em tornar ótimo.

 

Estes são os 5 pontos principais para um crescimento sustentável e com menos possibilidades de um resultado devastador.

 

Para quem quer ler o livro, coloco aqui o link da Amazon. E se alguém animar de fazer o curso, o link está aqui.

 

 

The following two tabs change content below.
Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

Comments

Add comment