Henrique T Costa
8P’s do Marketing Digital

8P’s do Marketing Digital

Escrito por Conrado Adolpho, 8P’s do Marketing Digital

foi o primeiro livro nacional com grande repercussão, que trouxe, de maneira didática e completa, os passos para construir uma base de atuação nos meios digitais. Este livro foi derivado de sua primeira publicação, Google Marketing.

Os 8P’s do Marketing Digital são uma adaptação dos 4P’s de Jerome McCarthy, que Philip Kotler transformou em mantra em seu livro Principles of Marketing, para trabalhar com a internet. O modelo baseia-se em explorar de forma sinérgica as melhores ferramentas que a internet oferece para o mercado, com o objetivo de estruturar, sistematicamente, o que atualmente é feito de forma empírica e amadora pela maior parte das empresas.

São os seguintes:

Pesquisa
Planejamento
Produção
Publicação
Promoção
Propagação
Personalização
Precisão

 

Abaixo, apresento um resumo de cada P. E na figura acrescento, por minha conta, a ideia como centro do plano, por acreditar que é ela quem faz a diferença em tudo.

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1ºP: PESQUISA
Nesse primeiro P, a pesquisa procura levantar os hábitos de busca dos usuários, no Google e no Bing, para identificar informações acessadas e suas intenções de compra. Essa pesquisa permite traçar um perfil bem preciso do público-alvo para saber como alcançá-lo de maneira mais efetiva. É também analisada a segmentação de diferentes públicos e a forma como as vendas são realizadas, para que sejam identificadas as particularidades de cada caso.
Após colhidas essas informações, é traçado um perfil do consumidor com relação às suas buscas e comportamentos e estaremos prontos para o próximo P.

2ºP: PLANEJAMENTO
Nessa etapa são traçadas as melhores estratégias e ações para atingir as metas e os objetivos definidos. É importante que esse projeto seja validado e aprovado, para ser uma diretriz para todos os envolvidos em sua implementação. Mudanças após a aprovação deste projeto ficarão por conta de pequenos ajustes e deverão ser conversadas entre as partes.
O planejamento irá auxiliar toda a equipe quanto ao passo-a-passo das ações de marketing digital.

3ºP: PRODUÇÃO
Agora é a parte da criação das plataformas definidas no planejamento. Como sites, hotsites, portais, softwares, games ou aplicativos. Levando em consideração as etapas de arquitetura de informação, usabilidade, acessibilidade, design, programação e testes.

4ºP: PUBLICAÇÃO
A publicação é a construção do conteúdo das plataformas escolhidas. E dado o tom, linguagem, estilo, retórica e persuasão, além de adaptação aos critérios de otimização para o Google, baseados em palavras-chave.
A publicação de conteúdo é dividida em três etapas:
– Conteúdo da plataforma, antes de ser publicada (conteúdo institucional, conteúdo persuasivo para vendas misturando conteúdo e propaganda);
– Publicação contínua de conteúdo no próprio site e blog, com o objetivo de melhorar o posicionamento no Google e as conversões;
– Publicação de conteúdo em outros sites, como redes sociais e outros.
A veiculação de conteúdos, não só no próprio site da empresa, mas também em sites colaborativos – relevantes da web 2.0 – é de importância vital para que se tenha a marca difundida por toda a web gerando credibilidade e presença online.

5ºP: PROMOÇÃO
Dependendo dos objetivos apontados, a etapa da promoção é muito importante para gerar “buzz” no mercado. São essas ações que geram resultados de venda a curto prazo e com maior credibilidade.
O 5ºP discutirá quais as ações de comunicação que a empresa deverá fazer para divulgar a sua marca, sempre em conjunto com o 6ºP para que a marca seja viralizada por meio de campanhas com um viés cooperativo.

6ºP: PROPAGAÇÃO
Uma vez que temos conteúdo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4º P, e ações promocionais, desenvolvidas no 5º P, é importante propagar tais atividades em redes sociais, blog e afins. É importante também fazer com que as ações digitais sejam divulgadas pessoa a pessoa se aproveitando do alto grau de atividade do consumidor – oferecendo oportunidades para que ele atue como vendedor da marca.

7ºP: PERSONALIZAÇÃO
Uma empresa deve vender cada vez mais para clientes antigos e não somente atrair novos clientes. Através do marketing de relacionamento via web, é preciso fidelizar e vender mais produtos e serviços para aqueles que já conhecem a empresa.
O 7ºP mostrará as estratégias de campanhas de e-mail marketing e lead generation para nutrir clientes e se relacionar de forma contínua.

8ºP: PRECISÃO
A internet nos dá a capacidade de mensurar resultados de toda e qualquer ação realizada. A partir do momento que a empresa começar a mensurar tais resultados, conhecerá melhor o público-alvo e se voltará para o primeiro passo, melhorando a cada ciclo, as ações dos outros P’s.

Bom, algumas coisa no livro já estão obsoletas e outras não foram abordadas, porque surgiram depois de sua publicação. Mas ainda sim considero uma boa leitura para pessoas que queiram começar a aprofundar no assunto.

Este tema está evoluindo muito rápido, assim como o consumidor. E outras frentes de pensamento e atuação do marketing estão surgindo. Como o Marketing 3.0 do próprio Kotler, que explorarei em outros posts.

Espero que gostem da leitura. Adoraria a opinião de vocês e a indicação de outras bibliografias.

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Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

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