Henrique T Costa
7 passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo

7 passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Você sabia que quanto mais você escreve mais atrai tráfego para seu site?

 

Na verdade, as empresas que trabalham com blog e com marketing de conteúdo atraem 55% mais visitantes para o site.
Eu publiquei um post dizendo que você, ou sua empresa, não iniciam um blog por medo ou por preconceito. E que falta conhecimento sobre o assunto e como fazer para gerar resultados.

 

Bom, agora vou ter que ajudá-lo a entender como se deve fazer um blog, ou o que você deveria levar em consideração para planejar uma estratégia de marketing de conteúdo.

 

Existem várias estratégias e táticas, vou pontuar aqui 7 que considero ser as mais importantes.

 

Marketing de Conteúdo


 

 

1. Quais os objetivos do blog?

 

Em primeiro lugar, é preciso definir e deixar bem claro quais são os objetivos do blog. As três razões principais para a criação de um blog são: gerar receita, ganhar audiência para relacionar com seu público ou hobby.

 

. Você está tentandoatrair mais tráfego paraseu site?

. Gerar leads?

. Educar seus clientes sobre um determinado tema?

 

Se é receita que você procura dedique-se bastante e trabalhe com otimização de conversão e funis de venda.
Se o que você quer é criar uma audiência e se relacionar com seu público, tente escutá-las. Saiba quais assuntos elas querem e precisam saber, para atender às suas expectativas.

 

Agora, se é por hobby, você realmente não vai precisar muito de um plano.

 

Os objetivos do seu blog irão ajudá-lo a focar que tipo de conteúdo deverá ser produzido. E irá determinar como medir o retorno sobre o investimento.

 

2. Quais são seus recursos?

 

É preciso avaliar o que você tem para investir. Se é tempo, dinheiro, equipe ou conhecimento? Avalie todas as possibilidades. Caso contrario você não conseguirá manter seu plano de ação por muito tempo e acabará desistindo.

 

. Você tem algum orçamento? Se sim, quanto?
. Você tem uma equipe de escritores dedicados internamente que você pode usar?
. Você tem colaboradores externos ou blogueiros convidados com quem você trabalha?
. Será que os profissionais que trabalham normalmente na empresa conseguem produzir conteúdo de qualidade?
. Quanto tempo você pessoalmente tem que escrever, editar e publicar?
. Quantos conteúdos você precisa publicar durante o próximo mês?

 

Depois de responder a essas perguntas, você vai ter uma ideia dos recursos que você tem à disposição para ajudá-lo a planejar sua estratégia.

 

3. Você sabe com quem está falando?

 

Uma pesquisa sólida faz toda a diferença na elaboração do blog e do conteúdo trabalhado nele. Essa é uma etapa importante para o sucesso do planejamento.

 
. Pesquise sobre seus concorrentes. Eles têm um blog? Qual o conteúdo trabalhado? Qual a frequência?
. E seu público-alvo. Qual é ele e sobre o quê eles querem ler ou aprender?

. Quais são seus maiores anseios e problemas?

. Quais os hábitos de consumo de informação tem seu público-alvo? O quê eles estão procurando?
. Quais são as maiores histórias de sucesso que seu público-alvo teve ou se identifica?

 
Quanto mais você descobrir sobre seus leitores ou público que você quer atingir, mais você será assertivo na produção de seu conteúdo. Certifique-se de aprender e dialogar com seu público o tempo todo. E simples perguntas sobre o que eles querem saber pode ajudar muito.

 

Aqui é importante saber um pouco mais sobre como funciona o processo de ser encontrado na internet e como melhorar esta performance. Lógico que você já ouviu falar de SEO e Google Marketing, né? Pois bem. O processo é o seguinte:

 

a – seu público quer saber sobre algo e busca por algumas palavras, frases ou expressões no Google ou em algum outro buscador.

b – Estes buscadores classificam as informações publicadas na internet de acordo com a relevância que elas têm para a pergunta feita pelo usuário.

c – Quanto mais relevante, melhor sua posição no resultado das buscas orgânicas.

d – Dentre as técnicas de SEO, que o Google avalia, estão relevância e volume de público da sua url e as palavras-chave (conteúdo específico) trabalhadas no conteúdo.

e – Então, é preciso saber quais as palavras estão sendo buscadas pelo seu público e trabalhá-las no seu conteúdo da melhor maneira possível.

 

Há muita informação sobre palavras-chave e quais são sua eficiência. Separei dois sites com conteúdos interessantes sobre isso.

 
The Keyword Research Chapter do SEOmoz’s The Beginners Guide To SEO

12 Tips for Keyword Selection to Guide your Content Marketing SEO do Content Marketing Institute

 

4. Tenha ideias sobre conteúdo, escreva muito e acumule posts.

 

Agora é a hora de escrever. Junte ideias que estejam relacionadas ao seu objetivo. Sugiro fazer um mind map destas ideias, para relacioná-las umas com as outras. Assim você poderá aprofundar nos conteúdos e gerar novas ideias. Uma ferramenta boa para isso é o mindmeister.

 

Você nãoserá capaz deestalar os dedosum dia eimediatamentetempostssuficientes na suafilapara encher ummês.Mas sua produção ficará mais fácil depois de você fazer seu mind map de possibilidades. Acumule ideias para acilitar sua produção.Leva muito tempopara criar conteúdo- e émelhor começarcedo com uma lista de ideias.

 

Como dizia Carlos Ruiz Zafón no seu romance “O Jogo do Anjo”:

 

A inspiração virá quando fincar os cotovelos na mesa, o traseiro na cadeira e começar a suar. Escolha um tema, uma ideia e esprema o cérebro até doer. É isso que se chama inspiração.

 

Se há outros bons escritores em sua empresa que podem criar um bom conteúdo, peça colaboração. Com mais pessoas envolvidas na produção de conteúdo, você conseguirá um bom volume mais rapidamente. Mas fique atento com a qualidade. Equipe de vendas e atendimento a clientes pode ter boas informações sobre conteúdo que pode auxiliar os clientes a tomarem decisões de compra ou contratação, além de diminuir suas ansiedades. Nunca se sabe, você poderá encontrar seus melhores escritores escondidos em outros departamentos.
Cada post no blog deve incluir um call to action. Um caminho para converter seus leitores em leads. Dê instruções claras para a ação que você quer que seu leitor tome.

 

5. Não vai guardar essa informação pra você, vai?

 

Depois de teralguns bonspostsdeseus colaboradores, você está pronto para publicar o conteúdo.

 
Esta é a parte divertida!

Não requer muito esforço. Então, pode escolher o momento que estiver mais tranquilo para fazê-lo. É possível agendar a publicação também, escolhendo um horário mais adequado para seu público poder ler.

 

Entretanto, a diagramação e formatação são importantes tanto para que o leitor não canse de consumir tal conteúdo, como para a indexação do Google. Tílulo com palavras-chave, dividir o texto em parágrafos menores, adicionarlinks, otimizá-lousandomelhorespráticas de SEO e, finalmente, adicionar imagens para torná-lo visual.

 

Existem plugins que podem ajudar tanto na escolha de imagens, quanto com SEO, para acelerar este processo.

Para facilitar a sua vida, você pode usar um calendário editorial que lhe permite atribuir tarefas aos colegas de trabalho e acompanhar o seu progresso. Depois de agendar os posts do mês, você vai se sentir mais no controle de sua estratégia de marketing de conteúdo.

 

6. Seu maior problema é a obscuridade.

 

Este é o passo que a maioria das pessoas esquece. Mas é muito importante.

Não importa o quão grande são seus conteúdos, se você não promovê-los você estará perdendo uma grande oportunidade para captar a atenção do seu cliente.

 

Além de compartilhar o post em suas redes sociais, o que mais você está fazendo?

Você deve, por exemplo, programar vários tweets durante o dia, quando lançar um novo post (todos ligeiramente diferentes) para aumentar as chances de mais pessoas serem impactadas. Isso pode alcançar nossos seguidores em diferentes fusos horários. Enviar notas para todos os colaboradores e parceiros, pedindo e agradecendo o compartilhamento do conteúdo. E enviar e-mail para sua lista cadastrada, para que eles possam lê-lo e comentá-lo. Relações com blogueiros e outros formadores de opinião também podem render boa visibilidade para seu conteúdo.

 

7. Como você sabe se está dando certo?

 

Depois de criar uma estratégia de conteúdo que garanta a criação regular, você precisa medir seus resultados.

Então, o que você deve medir?

Além do tráfego – óbvio – e ações de mídias sociais, monitore comentários, impacto dos emails mkt disparados e a origem mais eficiente de promoção que está atraindo novos leitores. Estes são os melhores indicadores de engajamento (o objetivo do blog é construir relacionamentos com as pessoas) e conversão.
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Conclusão

 

Planeje, pesquise, escreva, publique, promova e avalie os resultados. Mantenha o esforço e a frequência de publicações por pelo menos 6 meses para criar credibilidade e um público relevante. Assim, sua estratégia de marketing de conteúdo tem tudo pra gerar bons resultados.

 

Eu não tenho tempo para isso!

 

Se você está ocupado demais para desenvolver um planejamento e colocá-lo em prática, não hesite em fazer contato. A consultoria pode e ajudá-lo a planejar e executar sua comunicação digital completa e sua tática de marketing de conteúdo.

 

Quer saber um pouco mais sobre como conseguir permissão para conversar com seu público? Leia este post sobre Seth Godin.

 

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Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

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