Henrique T Costa
3 dicas imperdíveis para gerar resultados com marketing de conteúdo

3 dicas imperdíveis para gerar resultados com marketing de conteúdo

Sua taxa de conversão anda baixa? E você ainda não entendeu o que está errado?

 

Tente avaliar o conteúdo que você anda postando.

Estudos mostram que as taxas de conversão são de 6 a 7 vezes maior, para sites de empresas que trabalham marketing de conteúdo. (Fonte: Aberdeen Group)
A execução de uma estratégia de marketing de conteúdo poderosa está mostrando para as empresas que elas são capazes de melhorar a conversão de novos clientes. E essa estratégia consiste em fornecer conteúdo sob medida que atenda às necessidades dos prospects a cada fase do processo de compra.

Profissionais de marketing tradicional costumavam questionar a capacidade do marketing de conteúdo e se ele funciona realmente. Agora já não estão mais focados em se funciona, mas como ele está sendo trabalhado para funcionar.

Não resta dúvida no potencial desta tática de marketing. E, sim, eu digo tática. O marketing de conteúdo é mais uma tática para fortalecer a encontrabilidade, a conversão e a relevância para seus clientes. E ela precisa estar alinhada com os princípios e valores do planejamento estratégico da marca. E outras táticas precisam ser incorporadas à estratégia para vender mais e melhor.

 

imbound mkt

No entanto, o problema com o marketing de conteúdo é que o conteúdo tem de ser notável para que as coisas funcionem sem problemas. Conteúdo fraco vai atrair atenção de uma forma negativa e isso pode abalar sua credibilidade antes mesmo que possa trazer um novo cliente.

Será que o seu conteúdo vai se destacar? Será que vai dar retorno?

Abaixo destaco 3 dicas para que você possa começar a produzir um conteúdo que converte.

 

Identifique o seu público

 

Quem são as pessoas que têm mais probabilidade de se tornarem clientes?

Comece a postar conteúdo que seu público realmente quer consumir. Conteúdo que não tenha função direta de marketing ou vendas.

Comece perguntando a si mesmo perguntas como:
. Qual a função principal que meus clientes ideias tem em suas empresas?
. Quais são os seus interesses / desafios?
. Onde é que eles consomem conteúdo ou investem tempo na internet?
. Quais são as suas características demográficas?

Ao definir questões como estas, você se torna capaz de descobrir informações sobre seus clientes potenciais que vão simplificar a maneira como você irá criar conteúdo para eles. Detalhes como estes ajudarão a fornecer informações suficientes para que você possa segmentar melhor seu público e os mova em direção de uma futura decisão de compra.

 

Encontre os pontos fracos dos seus prospects

 

Aqui é preciso colocar a mão na massa.
A equipe de vendas, quem tem contato direto com seus prospects ou clientes, pode te ajudar levantando os pontos onde eles possuem maior insegurança ou que mais precisam de ajuda. A fim de direcionar seus clientes dentro do funil de forma eficiente, é preciso falar a língua deles.

. Como seu serviço ou produto poderá ser realmente útil para eles?
. Qual problema seu serviço ou produto se propõe a resolver?

A principal razão da identificação desses pontos, para o sucesso de seus esforços de marketing, é a possibilidade de filtrar o público correto. Assim você saberá que quem está consumindo seu conteúdo são as pessoas certas com potencial de gerar negócio. Convenhamos, fica fácil perceber que se você está gerando todo este esforço para falar com pessoas que não irão comprar de você, nunca, você está jogando tempo e dinheiro fora.

 

Seja a solução para seus clientes

 

É preciso criar um conteúdo que fale por você. Soluções que por se só já ajudam a responder algumas questões e dúvidas de seus prospects. Você precisa posicionar seu conteúdo como parte da solução que seu prospect está buscando. Isto não só vai te separar da concorrência, como também vai te colocar em uma posição muito favorável para fazer negócios.

 

Usando os insights levantados com estas dicas de avaliações estratégicas, você irá perceber que o investimento de tempo e verba colocados sobre a criação de conteúdo será mais rentável.

Agora, é muito importante que toda a equipe esteja focada em trabalhar o marketing de conteúdo como uma maneira de educar seus potenciais clientes e não em fazer vendas. Quanto mais você ajudar o seu público, mais provável que eles retornarão para o seu site para, finalmente, converter.

 

Quer saber mais sobre geração e nutrição de leads? Leia este outro post.

The following two tabs change content below.
Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

Comments

Add comment