Henrique T Costa
2 principais motivos que te impedem de começar um blog

2 principais motivos que te impedem de começar um blog

Pensou em fazer um blog, mas desistiu antes mesmo de começar?

 

Foi por medo ou preconceito?

 

Você já ouviu falar de marketing de conteúdo? Pois bem, este é nosso ponto de partida. Marketing de conteúdo é uma tática do marketing baseada em atrair um público que esteja procurando certo tipo de informação nos buscadores da internet. Este tática pode usar ferramentas e plataformas distintas para publicar e propagar tal conteúdo. Como sites, redes sociais e blogs.

O blog é uma da maneiras mais eficientes para publicar estes conteúdos e ser encontrado, pois tem em si uma característica de atualização frequente. Isso é percebido pelos buscadores e o acúmulo de informações relevantes sobre um determinado assunto faz com que este conteúdo suba nos resultados orgânicos e seja mais facilmente encontrado pelos usuários.

Este post não é para qualquer pessoa. É para quem está avaliando a possibilidade de usar da tática do marketing de conteúdo para melhorar suas métricas ou ajudar a atingir seus objetivos pessoais, de vendas ou marketing. Mas ainda está relutante em iniciar.

 

A seguir destaco 2 principais motivos para ajudar você a começar e manter um blog.

 


 

Não tem porque ter medo.

 

Medo de não ter sobre o que escrever. Medo de expressar suas opiniões. Medo de ser julgado pelas pessoas.

Calma. Você terá muito conteúdo para criar e postar.

Imagine um jornalista. Você acha que ele fica sem assunto? Não. Ele faz assunto. Deve ser assim com você também.

Por exemplo: se você conhece a fundo um assunto, construa 30 posts segmentando o ponto principal de uma dissertação. Um post não é uma tese de doutorado, aprofunde em um ponto e dele crie vários posts. Assim você sempre terá conteúdo para produzir e se tornará um expert no seu assunto.

Uma grande vantagem do blog é que você pode também escrever sobre diversos assuntos, sem ficar necessariamente preso em um só tópico. E se dedicar a dissertar sobre várias coisas vai aumentar o seu conhecimento e pensamento crítico.

Começar um blog pode ser uma maneira de conhecer você mesmo e divulgar suas ideias sobre diversos assuntos. Escrever estimula a criatividade e a capacidade de desenvolver opiniões críticas sobre o mundo onde vivemos. Por esses e outros motivos, começar um blog é um grande benefício para você e para seus pares ou potenciais clientes, que terão a oportunidade de aprender sobre você e com você.

O blog é um ambiente mais “intimista”, em que pessoas mais interessadas no tema vão interagir e expressar sua opinião. Isso cria um espaço de mais qualidade nos comentários e identificação dos leitores/clientes.

Então, não deixe de expressar suas opiniões.

Na vida e nos negócios é importante receber feedback das pessoas. Sejam alunos, pares, prospects ou concorrentes. Mas é importante também entender e filtrar o que retorna. Quando uma empresa ou pessoa cresce, chama atenção e aparece, surgem dois tipos de feedback. Um: positivo, incentivador, encorajador. Outro: critico, desanimador, invejoso e carregado de ódio. Os dois são válidos. Se as pessoas estão te criticando é porque você está aparecendo. E se estão fazendo isso é porque estão querendo te colocar em dúvida para você diminuir seu esforço e minimizar sua visibilidade. O que mostra que você está no caminho certo.

 

Grant Cardone constuma dizer:

 

Você não têm inimigos porque você não é uma ameaça para ninguém.

 


 

Preconceito é falta de conhecimento.

 

Sua falta de informação e compreensão sobre a importância de um blog não pode travar você.

Deixe os “achismos” e preconceitos de lado e estude um pouco mais sobre como é possível fazer e manter um blog. Saiba das necessidades, dos compromissos e dos possíveis resultados. Entenda como funciona e avalie o tempo a ser investido, para não ser surpreendido.

Manter um blog tem tudo a ver com contar histórias (Storytelling), seja por meio de palavras, fotos, vídeos ou podcasts. E contar histórias tem muito a ver com marketing e os conteúdos produzidos por profissionais dessa área. Desenvolver essa habilidade por meio de um blog pode ajudar você a ser um melhor profissional, além de colocar suas capacidades em exibição para possíveis empregadores ou potenciais clientes. É preciso saber que nem todas as pessoas que lêem seu blog são clientes em potencial. Mas mantenha em mente que as pessoas falam. Mesmo se a pessoa não for um cliente direto, pode conhecer alguém que seja.
Fornecedores lêem blogs, possíveis parceiros lêem blogs, estudantes lêem blogs. Os interesses acumulados do que você diz podem atrair novos leitores e clientes.

Com o tempo, seu blog vai ajudar você a construir sua credibilidade e autoridade no assunto trabalhado. Essa é a oportunidade que muitas pessoas esperam para se posicionar no mercado, mas acabam ignorando. Quando feito da maneira correta, o blog pode dar aos profissionais a visibilidade necessária para que estejam mais presentes na área de atuação.

Seu primeiro e maior problema é a obscuridade. Se as pessoas não te conhecem, não irão te contratar. Então, seja relevante, ganhe credibilidade e consiga ser visto como uma autoridade.

Como conseguir isso? – Você pergunta.

Construindo bons conteúdos, usando boas técnicas de SEO, entendendo o que seu público-alvo gostaria de saber, suas inquietações e dúvidas, e ter compromisso. Se as pessoas começarem a contar com sua presença, coluna ou conteúdo periódico, não as decepcione. Tenha responsabilidade com seu público e apareça. O blog por si, quando bem feito e bem visitado, já ajuda do SEO geral da empresa, gerando mais resultados de busca e relevância temática.

Utilizar-se de um blog ajuda a criar uma marca mais próxima do cliente, mais humana e cotidiana. O blog é um espaço para se escrever um texto mais profundo sobre um tema. A escrita aprofundada é algo extremamente valioso, que permite que a marca vá mais fundo nos valores, atitude e mentalidade que ela quer passar.

 

Mas manter um blog não é tão simples quanto se poderia pensar. Se você não estiver empenhado em investir seu tempo, para manter uma freqüência e consistência, seu público vai se afastar de você. Para conseguir construir uma boa relevância e credibilidade é preciso manter o compromisso esperado pelas pessoas que te lêem.

 

Showing up is essential!

Seth Godin

 


 

Saiba mais sobre marketing de conteúdo aqui.

 

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Consultor de Marketing Digital, empreendedor, diretor de arte, motociclista, marido e pai.

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